O Studio Alfi da CASACOR SP 2022

Embarcado no tema central “Infinito Particular”, o arquiteto Tufi Mousse equilibra a poesia com a racionalidade arquitetônica para construir um simulacro significativo na CASACOR/ São Paulo 2022, o Studio Alfi. É a terceira participação do escritório catarinense no evento que completa 35 edições como a principal mostra de decoração do país.

2022 CASACOR SP – Tufi Mousse (Julho) @ Divulgação

Studio Alfi é literalmente uma simbologia que manifesta-se nos 50 metros quadrados do espaço. E convoca a perceber o “Infinito Particular” a partir da forma deste mobiliário. Sim, o arquiteto assume a relação como proposta reflexiva e espacial.

2022 CASACOR SP – Tufi Mousse (Julho) @ Divulgação

“A configuração do Studio se dá, na mesma proporção, maximizada da mesa desenhada pelo escritório para a mostra catarinense passada. A ideia de elegê-la como uma imagem/ representação para desdobrar a temática gerou uma grande estrutura em madeira natural torneada. Robusta, como uma camada externa maciça, porém com uma ordenação interna em metal. Os pés de metal que encontram o chão dão firmeza e apoio. A mesa corpulenta, porém de base delicada e firme, representa a vida e a ideia de levá-la com leveza, sabedoria”, explica Tufi.

Da cozinha para a sala, poucos passos para o dormitório, closet e banheiro. Os móveis que acomodam os movimentos motores ordinários revelam traços orgânicos e lineares. A decisão foi predominantemente pelos materiais naturais, incluindo o reaproveitamento de pedras para compor as superfícies das bancadas e divisórias em MDF que garantem a utilização pós mostra. E como descarte não é uma opção para o escritório, a laje original fica à mostra dando mais amplitude e reconhecimento da história que a arquitetura do edifício conta.

2022 CASACOR SP – Tufi Mousse (Julho) @ Divulgação

Na paleta de cores prevalece o verde e os tons amadeirados. As matizes cromáticas mais discretas transparecem com a luz natural, filtradas pelas amplas aberturas ladeadas por esquadrias torneadas na madeira natural. Com marcação assimétrica, o impacto visual dos janelões opostos é expressivo.

2022 CASACOR SP – Tufi Mousse (Julho) @ Divulgação

“Seguimos o conceito modernista, no qual defende que a casa tem que funcionar, tem que ser um facilitador da vida do morador/a. Uma máquina de morar que resolve a vida. Sem muitos adornos, com mobiliário de desenho limpo. É o que propomos neste estúdio”, reforça o arquiteto.

Mesa Alfi

Desenhada pelo escritório Tufi Mousse Arquitetura para a CASACOR SC 2021, a peça é feita em madeira tauari, extraída de áreas de manejo sustentável. O ponto de partida foram os troncos de árvore (início de toda movelaria), aqui representados pelos pés, mas que trouxesse algo inspirador, com proporções diferentes.

2022 CASACOR SP – Tufi Mousse (Julho) @ Divulgação

Assim, os pés remetem à força que a natureza tem e o tampo mais limpo, traz leveza, fazendo um contraponto com a base. Pode ser tingida em diversas cores e o tampo também pode ser em vidro, pois existe uma estrutura metálica pronta para receber esse tampo em vidro. Móvel fabricado pela Woodler.

2022 CASACOR SP – Tufi Mousse (Julho) @ Divulgação

O acervo de Obras de Arte conta com serigrafia de Alfredo Volpi, tela de Mai-Britt Wolthers e estampas da designer Juliana Pelegrinello.
A CASACOR São Paulo 2022 acontece até 11 de setembro no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.