Impressões da arquiteta Roseana Monteiro sobre a CASACOR 2022

Artigo assinado pela arquiteta Roseana Monteiro (@arquitetaroseanadmonteiro) especial para o MONDO MODA

O mundo passou por uma reviravolta e foi necessário nos reinventarmos. Com isso, encontrarmos um novo modo de viver.
E isto está muito bem refletido na CASACOR SP 2022 que colocou o titulo de Infinito Particular caiu como uma luva para esta edição.

O que mais chama atenção é a forte presença dos princípios do Design Biofílico – mesmo que não estejam claramente nomeados.

2022 CASACOR SP – Priscila Cox – Café Modernista @ Mônica Assan

Os móveis aparecem com acabamentos de cantos curvos, com cores mais naturais como o Off White (areia da praia e do deserto), os terrosos (nas cerâmicas manuais), variações dos verdes (plantas e evocação da natureza) e azuis (céu e mar).

2022 CASACOR SP – Wesley Lemos e Gabriela Adaltro @ Divulgação
2022 CASACOR SP @ MONDO MODA
2022 CASACOR SP (Julho) @ MONDO MODA

Passeando pelos ambientes ficamos com a impressão de que o Design Artesanal – o Afetivo – veio para ficar. Colocar objetos que evocam presença de pessoas queridas é o mote do momento para decorar nossas casas. Chamar nosso ambiente de lar é o que nos move.

2022 CASACOR SP (Julho) @ MONDO MODA

As peças artesanais e afetivas aparecem nos crochês, mantas de tricô, caixinhas feitas em marchetaria – elementos trazidos da casa das avós, que temos a certeza de que pertenceram a algum antepassado. A pintura das paredes acompanha o toque natural dos ambientes.

2022 CASACOR SP (Julho) @ MONDO MODA

Um dos destaques da Mostra é o ambiente da Deca onde o experiente Roberto Migotto provoca diversas sensações, que é a proposta do ambiente. As presenças da água, das plantas, das variadas texturas, da música muito bem escolhida, do cheiro, do fogo na lareira (que lógico não estava acesa) nos leva a ter nossos sentidos aguçados. Migotto, como sempre, acerta em cheio!

CASACOR SP Roberto Migotto – Deca Senses Hall @ Denilson Machado

Outro destaque fica por conta do ambiente de Nildo José – uma homenagem a Portinari – tão coisa nossa – que além de evocar nosso mago dos pincéis ainda tem uma pegada bem pensada e executada com primor. Revestimentos da Portinari em tom terrosos foram colocados lado a lado com inclinações diferentes e transformando o painel numa obra prima que faz jus ao trabalho do homenageado. Mobiliário bem pensado, conceito presente nos detalhes e acabamento primoroso. Como sempre o arquiteto baiano nos surpreende.

CASACOR SP Nildo José – Sertão Portinari @ Denilson Machado

Destaco a homenagem de Marcelo Salum à Atillio Baschera e Gregório Kramer, que tanto fizeram pela decoração de São Paulo e até do Brasil. Embora as cores sejam em tons bem fortes, refletem o olhar apurado da dupla da antiga loja Larmod para o novo, para o inusitado e para o bom gosto.

2022 CASACOR SP – Marcelo Salum (Julho) @ Divulgação

A volta dos veteranos Migotto, Rosa May Sampaio, Brunette Fracarolli, Sig Bergamin, Consuelo Jorge, Francisco Calio e Leo Schetmann foi o ponto de virada desta edição porque contribuem com o DNA pessoal de cada um para a Mostra.

2022 CASACOR SP – Consuelo Jorge @ Divulgação
2022 CASACOR SP Ambiente Vivendo o Infinito de Rosa May Sampaio @ Renato Navarro
2022 CASACOR SP Sig Bergamin @ MONDO MODA
2022 CASACOR SP – Brunete Fraccarli @ Renato Navarro

Por outro lado, como as redes sociais divulgam exaustivamente o trabalho de alguns profissionais de sucesso e bem midiáticos, o que se nota é que a grande maioria dos ambientes ainda dá a impressão de um Crtl C, Ctrl V.
Falta um pouco mais de maturidade e personalidade para os profissionais mais jovens porque nem sempre o que mais está em destaque no mundo da arquitetura de interiores é o que cabe no trabalho para o nosso cliente.

2022 CASACOR SP – Roseana Monteiro @ MONDO MODA

De qualquer modo, vale visitar e ficar bem atentos aos pontos destacados, porque tudo que vemos com olhos de ver é útil para treinarmos nosso olhar.

A CASACOR São Paulo 2022 acontece até 11 de setembro no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.

Clique aqui para comprar o ingresso.

Estacionamento no subsolo do prédio pelo preço de R$ 40,00 por até 12 horas.

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.