Artigo assinado pela arquiteta Roseana Monteiro (@arquitetaroseanadmonteiro) especial para o MONDO MODA
O mundo passou por uma reviravolta e foi necessário nos reinventarmos. Com isso, encontrarmos um novo modo de viver.
E isto está muito bem refletido na CASACOR SP 2022 que colocou o titulo de Infinito Particular caiu como uma luva para esta edição.
O que mais chama atenção é a forte presença dos princípios do Design Biofílico – mesmo que não estejam claramente nomeados.

Os móveis aparecem com acabamentos de cantos curvos, com cores mais naturais como o Off White (areia da praia e do deserto), os terrosos (nas cerâmicas manuais), variações dos verdes (plantas e evocação da natureza) e azuis (céu e mar).



Passeando pelos ambientes ficamos com a impressão de que o Design Artesanal – o Afetivo – veio para ficar. Colocar objetos que evocam presença de pessoas queridas é o mote do momento para decorar nossas casas. Chamar nosso ambiente de lar é o que nos move.

As peças artesanais e afetivas aparecem nos crochês, mantas de tricô, caixinhas feitas em marchetaria – elementos trazidos da casa das avós, que temos a certeza de que pertenceram a algum antepassado. A pintura das paredes acompanha o toque natural dos ambientes.

Um dos destaques da Mostra é o ambiente da Deca onde o experiente Roberto Migotto provoca diversas sensações, que é a proposta do ambiente. As presenças da água, das plantas, das variadas texturas, da música muito bem escolhida, do cheiro, do fogo na lareira (que lógico não estava acesa) nos leva a ter nossos sentidos aguçados. Migotto, como sempre, acerta em cheio!

Outro destaque fica por conta do ambiente de Nildo José – uma homenagem a Portinari – tão coisa nossa – que além de evocar nosso mago dos pincéis ainda tem uma pegada bem pensada e executada com primor. Revestimentos da Portinari em tom terrosos foram colocados lado a lado com inclinações diferentes e transformando o painel numa obra prima que faz jus ao trabalho do homenageado. Mobiliário bem pensado, conceito presente nos detalhes e acabamento primoroso. Como sempre o arquiteto baiano nos surpreende.

Destaco a homenagem de Marcelo Salum à Atillio Baschera e Gregório Kramer, que tanto fizeram pela decoração de São Paulo e até do Brasil. Embora as cores sejam em tons bem fortes, refletem o olhar apurado da dupla da antiga loja Larmod para o novo, para o inusitado e para o bom gosto.

A volta dos veteranos Migotto, Rosa May Sampaio, Brunette Fracarolli, Sig Bergamin, Consuelo Jorge, Francisco Calio e Leo Schetmann foi o ponto de virada desta edição porque contribuem com o DNA pessoal de cada um para a Mostra.




Por outro lado, como as redes sociais divulgam exaustivamente o trabalho de alguns profissionais de sucesso e bem midiáticos, o que se nota é que a grande maioria dos ambientes ainda dá a impressão de um Crtl C, Ctrl V.
Falta um pouco mais de maturidade e personalidade para os profissionais mais jovens porque nem sempre o que mais está em destaque no mundo da arquitetura de interiores é o que cabe no trabalho para o nosso cliente.

De qualquer modo, vale visitar e ficar bem atentos aos pontos destacados, porque tudo que vemos com olhos de ver é útil para treinarmos nosso olhar.
A CASACOR São Paulo 2022 acontece até 11 de setembro no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.
Clique aqui para comprar o ingresso.
Estacionamento no subsolo do prédio pelo preço de R$ 40,00 por até 12 horas.