Vanusa me remete aos sábados em frente da tv aberta nos anos 80

Minha formação musical mudaria quando descobri o Som Pop na TV Cultura, mas até esse grande momento, no início dos anos 80 bebia nas fontes dos programas populares, como Silvio Santos, Bolinha, Barros de Alencar, Chacrinha (ok, esse era o único que conseguiu misturar todos, sem distinção) e nas trilhas sonoras das novelas da TV Globo.
No programa do Bolinha (com a sensacional Bolete que não ria, que eu já achava moderna), Vanusa (morta na madrugada do domingo, 08/11) era uma das estrelas, principalmente no quadro das transformistas. Todas tinham a enorme franja que jogavam para cá e para lá com maestria.
Outra lembrança que guardei da Vanusa foi seu rosto com profundas marcas de acne. Não exista TV em alta definição, mas era impossível não nota-la, mesmo com a pesada maquiagem.

Como era a fase que pré-adolescência, espinhas estavam presentes na minha realidade e acreditando que todo mundo poderia ter aquele rosto, recorria às revistas femininas da minha mãe em busca de soluções. Foi uma longa fase de esfoliação do rosto com açúcar com mel, abacate, mamão… Sorte que minha sensacional genética não me sabotou com aquilo.
Quanto ao estilo musical de Vanusa… Veja bem… Era popular. Harmonia, melodia e ritmo que eram fáceis para assimilar. Depois de ouvir duas vezes, eu já decorava a letra. Alias, eu decorei praticamente todas que tocavam na época.

Quando descobri o Som Pop, a Puc e as pistas de dança dos Clubs, Vanusa e os outros cantores populares se tornaram parte de uma memória de infância.
Só lembrei de seu nome quando errou a letra do Hino Nacional naquele momento mais constrangedor do planeta. Fiquei com dó. Mas, depois, nem lembrava mais.
Quando recebi a notícia de sua morte, fiquei pensando qual música eu me lembrava.

Bastou assistir cobertura da morte no Jornal da Dez da Globonews para lembrar.

Detalhe: sabia de cor as letras de Paralelas, Mudanças e Manhãs de Setembro.

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.