Que tipo de arroz você gosta?

Rico em hidratos de carbono, potássio, ferro, magnésio e vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E, o arroz é uma planta da família das gramíneas, que é a terceira maior cultura cerealífera do mundo. Só perde para o milho e trigo.
O valor calórico de todos os tipos de arroz é de de 100 a 130 calorias (100 g do ingrediente cozido). Mas seus benefícios mudam de acordo com a variedade do cereal.

“O arroz tem em sua constituição, principalmente, o amido, que garante energia e ajuda a controlar a glicose”, diz a nutricionista Isabel Jereissati, do Rio de Janeiro. “Um prato de arroz com feijão tem proteínas semelhantes às de uma porção de carne”, completa.

Confira os diferentes tipos e seus benefícios:

Branco: Contém basicamente carboidrato e sua principal função é fornecer energia. É o mais consumido no Brasil, mas é o menos nutritivo, pois as vitaminas e minerais ficam na casca, que é retirada durante o polimento.

Arroz Branco @ Reprodução

Integral: Fonte de fibras, minerais e óleos essenciais, estimula o intestino, aumenta a saciedade e reduz a absorção de gordura pelo corpo.

Arroz Integral @ Reprodução

Negro: Rico em propriedades antioxidantes, auxilia na prevenção de danos celulares e de doenças crônicas, como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares. Além disso, tem quase o triplo do valor de proteínas e o dobro de fibras em relação ao integral.

Arroz Negro @ Reprodução

Vermelho: Contém monocolina, substância que ajuda na digestão, na redução do colesterol e na prevenção de doenças do coração.

Arroz Vermelho @ Reprodução

Selvagem: Rico em proteínas, fibras e aminoácidos, é também o que apresenta a menor quantidade de gordura. Bom aliado para dietas restritivas.

Arroz Selvagem @ Reprodução

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