Especiarias e suas utilidades

Jocielly Bobinsky @ Acervo pessoal

Coluna assinada pela chef Jocielly Bobinsky – Especial para o MONDO MODA

As especiarias são temperos usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nos preparos das comidas. Algumas delas também são utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos.
Você se lembra das aulas de História sobre as Grandes Navegações? Fazendo uma rápida recapitulação, talvez se recorde do motivo que levou os europeus a se arriscar em longas viagens pelos oceanos: trata-se das especiarias orientais, ou, melhor dizendo, dos temperos.
Naquela época, entre os séculos XV e XVI, as especiarias não podiam ser cultivadas na Europa em função do clima. Por isso, eram importadas da Índia e da China. Em consequência, o preço desses temperos era altíssimo, transformando-os em itens de luxo.
Felizmente, os temperos hoje são bem mais acessíveis. Isso, porém, não significa que todo mundo saiba como utilizá-los.
Se esse é o seu caso, confira nosso guia com as propriedades e os usos das principais especiarias que você precisa ter na sua cozinha.
As principais e mais populares são: pimenta, gengibre, cravo, canela, noz moscada, açafrão, cardamomo e ervas aromáticas.
Confira as origens e benefícios das especiarias mais populares.

Açafrão @ Reprodução

AÇAFRÃO: bom para a memória, perda de peso e para o coração, o açafrão-da-terra (também conhecido como cúrcuma) é antidepressivo e previne o câncer e a artrite.

Canela @ Reprodução

CANELA: é uma especiaria obtida a partir da casca interna de várias espécies de árvores do gênero Cinnamomum, usada tanto em alimentos doces como em salgados. Ela combate as infeções das vias respiratórias, diminui a fadiga e melhora o estado de ânimo, porque aumenta a resistência ao stress, ajuda a combater o colesterol pela presença de antioxidantes e na digestão.

Pimenta @ Reprodução

PIMENTA: termogênico natural, essa iguaria de sabor marcante e característico pode retardar o envelhecimento, diminuir as taxas de colesterol e até ajudar a prevenir o câncer. Consuma a pimenta junto ao açafrão-da-terra, pois ele também possui um principio ativo preventivo (mas pouco absorvível pelo nosso organismo e quando associamos a pimenta, garantimos essa absorção).

Gengibre @ Reprodução

GENGIBRE: é uma planta medicinal que possui sabor apimentado, que pode ser usado para temperar os alimentos, diminuindo a necessidade de sal. Ele também no tratamento de má digestão, azia, enjoo, gastrite, resfriado, colesterol alto, pressão alta, tosse, dores musculares, problemas de circulação sanguínea e artrite.

Hortelã @ Reprodução

HORTELÃ: é uma planta medicinal e aromática, com propriedades que ajudam a tratar problemas digestivos, como má digestão, enjoo ou vômitos, por exemplo, e também tem efeitos calmantes e expectorantes. Além disso, esta planta é rica em vitaminas A e C, e minerais, como ferro, cálcio, fósforo e potássio, com propriedades antioxidantes e estimuladoras da imunidade.

Cardomono @ Shutterstock

CARDAMOMO: é uma especiaria da família do gengibre, muito utilizada na culinária indiana. Utiliza-se as sementes da vagem no preparo de doces e pães, por exemplo. Também para marinar carnes e até mesmo para “perfumar” o tradicional café.

Noz Moscada @ Reprodução

NÓZ MOSCADA: possui um sabor adocicado e um aroma bastante forte. Ela é nativa das Ilhas Molucas e muito utilizada na culinária indiana. Seu sabor levemente adstringente acentua o gosto de carnes de sabor suave, como aves, e é apreciado em purês de legumes e receitas que levam queijos e leite. Também pode ser empregada em doces e compotas de frutas.

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.