Vida saudável | Quiabo

Jocielly Bobinsky @ Acervo pessoal

Coluna assinada pela Chef Jocielly Bobinsky – especial para o MONDO MODA

O quiabo é um alimento muito comum na culinária típica de Minas Gerais e Bahia, com pratos tradicionais como o frango com quiabo e o caruru. Com uma coloração verde, possui formato cilíndrico com superfície lisa ou rugosa. O sabor é bastante suave, levemente adocicado e combina bem com outros ingredientes mais picantes.
Ele contém fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes e pode ser ingrediente de diversas receitas como refogados, sopas e servir de acompanhamento de carnes.
O quiabo pode prevenir problemas cardíacos, faz bem para o intestino e é indicado para gestantes e ajuda na imunidade, aumenta a saciedade e faz bem para o cérebro.
A água com quiabo, por sua vez, não possui benefícios comprovados cientificamente.

Quiabo assado

400 g de quiabo
1 colher (chá) de gengibre ralado (um pedaço de cerca de 2 cm)
1 dente de alho ralado
1 colher de café de lemon pepper
2 colheres (chá) de fubá
½ colher (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de coentro em pó
2 colheres (sopa) de azeite
sal a gosto

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
  2. Lave e seque bem os quiabos com um pano de prato limpo. Corte cada um ao meio, no sentido comprimento. Numa tigela grande, junte o quiabo com o azeite, o gengibre ralado, o alho, a farinha de trigo e o fubá. Tempere. Misture bem com as mãos para envolver todas as metades com o tempero.
  3. Numa assadeira grande, de preferência antiaderente, distribua os quiabos deixando espaço entre cada metade – assim ele fica bem crocante – e leve para assar por cerca de 30 minutos até dourar. Sirva a seguir.