Leitores adoram listas. Adoram listar o que querem ler, o que leram no ano e verificar se bateram a meta. Eu não sou diferente, faço isso há anos.
Neste ano divido minha lista e análises que fiz para o Portal MONDO MODA. Já começo feliz sabendo que superei meu recorde anterior passando de 17 para 19 livros.
Confira
- O Número Zero – Umberto Eco
Foi também a primeira resenha que trouxe para vocês, inaugurando minha contribuição aqui no Mondo Moda. Está entre os melhores do ano, mas não é o top 1.

- Série Os Instrumentos Mortais – Cassandra Clare
Livro 4 – Cidade dos Anjos Caídos
Livro 5 – Cidade das Almas Perdidas
Comecei a ler a série no ano passado, decepcionei a partir do terceiro livro, mas quis terminar. No fim a autora conseguiu recuperar a escorregada de meio de caminho. Que não me leiam os fãs, ou serei cancelada. - Americanah – Chimamanda Ngozi Adichie
Definitivamente o melhor livro que li neste ano e um dos melhores da vida. Suspiro só de lembrar, esquentou meu coração.

- Southernmost – Rumo ao Sul – Silas House
Este foi a grande surpresa do ano, aquele erro de julgamento ao ler a sinopse. Achei que seria meia-boca e foi incrível!

- Série Rangers – Ordem dos Arqueiros – John Flanagan
Livro 1 – Ruínas de Gorlan
Livro 2 – Ponte em Chamas
Livro 3 – Terra do Gelo
Livro 4 – Folha de Carvalho
Livro 5 – Feiticeiro do Norte
Livro 6 – Cerco a Macindaw
Esta série foi o meu alívio de quarentena. Quando já não aguentava a realidade dessa pandemia, o isolamento, o tédio, as emoções a flor da pele, me refugiei na aventura adolescente, num mundo mágico e de esperança. E já comprei o livro 7!

6. Em Águas Sombrias – Paula Hawkins
Estava ansiosa por ler mais da Paula Hawkins e ela não me decepcionou. Tão bom quanto a A Garota do Trem. Aquele livro pra devorar rápido.

- Fábulas Chinesas – Coletânea LPeM Poket
Quando o livro chegou ao sebo fiquei bem curiosa, nunca tinha lido uma fábula chinesa. Senti que faltou conhecer mais elementos da cultura chinesa pra compreender as fábulas. Recomendo começar pelo final, onde há uma pequena biografia de cada autor. Isso ajuda a compreender as fábulas, pois também explica o contexto histórico em que foram escritas. - Wild Cards – Livro 1 – O Começo de Tudo – George R. R. Martin
Esse foi o livro mais arrastado. O começo foi apaixonante, depois já estava enjoada e achando que ele rodava sobre o mesmo assunto sem chegar a lugar nenhum. Mas o final foi apaixonante e fiquei com vontade de ler o segundo…

- Nosferatu – Joe Hill
Ah eu só tenho a dizer que amo Joe Hill e quero agora ver a série!

- A Garota Perfeita – Marcia Kubica
Um bom livro de estreia da autora, dá pra esperar e conferir o que mais ela vai aprontar.

- O filho de mil homens – Valter Hugo Mãe
O segundo melhor livro do ano: poético e sensível. Não tem como não se encantar com a escrita de Mãe.

- Descobri que estava morto – J. P. Cuenca
Literatura nacional da melhor qualidade. Retrato e crítica excelentes. Vai ter resenha dele em breve pra vocês. - Terra Sonâmbula – Mia Couto
Fechei o ano com este e prometo que logo trago a resenha para vocês!
Alguns números da lista deste ano:
– Quatro foram escrito por mulheres;
– Os estilos foram bem variados, mas as séries fizeram os números serem maiores para a ficção e distopia;
– Wild Cards foi o segundo livro de ficção científica que li na vida (primeiro foi Admirável Mundo Novo – Adouls Huxley);
– Apenas um nacional e não gostei disso (Descobri que estava Morto) e,
– Chimamanda entrou pra minha lista de autoras preferidas.
TOP 5
– Americanah
– O filho de mil homens
– Descobri que estava morto
– Nosferatu
– O número zero
Melhor descoberta: Southernmost
Para 2021 quero enfim conseguir a dobra de ler dois ao mês, chegando aos 24 livros/ano. Quero ler mais mulheres e mais livros nacionais.
E a lista de vocês, como ficou?
Você precisa fazer login para comentar.